Os Percursos de Roda Pé – 2025

Os Percursos de Roda Pé pelo concelho de Moura estão de volta!
Organizados pela ADCMoura, com o apoio da Câmara Municipal de Moura, colaboração do Ayuntamiento de Rosal de la Frontera – Casa de Cultura Miguel Hernández, Herdade da Contenda, E.M., ADASA Santo Amador, LiterÁrea Festival e em parceria com a Alquevatours.
Conheça em detalhe os 6 passeios em: https://drive.google.com/…/17wPeHHmxQkc7ZFlNZfB…/view… (catálogo digital)
No dia 8 de Março, a zona Norte da Herdade da Contenda acolhe o passeio, conduzido por Pedro Sousa e Pedro Rocha, sobre o tema da paisagem e ecossistema de montado, uma oportunidade para observação de alguns dos animais emblemáticos desse ecossistema, como veados e abutres-pretos, a que se juntam as histórias do contrabando na passagem pelo posto desactivado da guarda-fiscal da Ferrenha.
Uma semana depois, no dia 15 de Março, num passeio guiado por Filipe Sousa, os trilhos do contrabando levam-nos de Rosal de la Frontera a Sobral da Adiça, cruzando a fronteira, para evocarmos a vida e obra do poeta espanhol Miguel Hernández, figura ligada a Moura por tristes razões, que viria a morrer nas prisões franquistas, no decurso da Guerra Civil espanhola.
No dia 5 de Abril, é a vez de José Chaparro celebrar a vida e o legado de D.Beatriz, duquesa de Viseu e Beja e Senhora de Moura, uma das mulheres mais poderosas e influentes do século XV português e uma das personagens mais marcantes da nossa História, embora desconhecida do grande público. Sob o signo do Tratado das Terçarias de Moura, o passeio levar-nos-á da Casa das Terçarias, em Moura, ao lugar da Coroada, próximo de Safara.
No dia 12 de Abril, a biodiversidade e a actividade moageira associadas ao rio Ardila serão temas do quarto passeio do ano, com partida de Santo Amador e visita prévia ao Museu do Rio, conduzido por António Gato (ADASA) e Filipe Sousa.
Em Maio, no dia 5, tem lugar em Moura e arredores um percurso, guiado por Joana Portela e Filipe
Sousa, sobre o tema das paisagens literárias, baseado na vida e obra de Urbano Tavares Rodrigues, sobretudo no que diz respeito à sua relação com Moura.
Finalmente, no dia 17 Maio, a fechar a temporada dos Percursos de Roda Pé, um passeio muito especial conduzido por Filipe Sousa e Humberto Nixon (Alquevatours), que inclui uma subida ao Castro dos Ratinhos, um dos melhores mirantes para apreciar a vastidão do maior lago artificial da Europa, e uma viagem a bordo de um dos barcos da Alquevatours, para conhecer as muitas histórias sobre a barragem e albufeira de Alqueva e sobre o património natural e cultural das Terras do Grande Lago.
Levante-se do sofá e venha caminhar connosco!